top of page

 A HISTÓRIA 

O que é Ripple?  O que é XRP?
7.png
XRP logo 2.png
ripple logo 1.png
Porque se importar?

Este é um documento longo, portanto, antes de continuarmos com o que é XRP, como funciona, como ele difere do bitcoin e quem o usa, é melhor começar falando um pouco sobre por que achamos que você deveria continuar lendo. No caso de você ter recebido este artigo por um amigo seu, embora parecesse maluco falando sobre dinheiro mágico da internet, deixe-me dizer-lhe que, embora ninguém possa prever o futuro, seu amigo pode não ser tão louco quanto parece.

Imagine que estamos no final do século 19. Você está parado na frente de um motor de carro, embora não tenha certeza de que feitiçaria é, porque você nunca viu um. Tudo o que você vê é seu amigo lhe pedindo para pensar em como o mundo poderia ser se colocássemos rodas neste motor e construíssemos estradas. “Talvez um dia, nem mesmo precisemos de cavalos!” eles dizem. Eles realmente parecem loucos. Você pergunta: se funciona, por que ninguém mais fez isso até agora? Como vamos encontrar tanto gás para todos? Por que a indústria de cavalos não está entrando nisso e eles permitirão?

No entanto, há uma pessoa que leva seu amigo a sério: Henry Ford .

Existem duas razões principais pelas quais eu acho que você deve continuar lendo:

  1. A tecnologia e o conceito por trás do XRP são tão revolucionários para a tecnologia financeira quanto a invenção do carro foi para o transporte. Então, quer você invista ou não, certamente é muito interessante saber o potencial que existe e para onde vemos o mundo caminhando.

  2. O XRP já começou a ser usado como um componente central em algumas partes do setor financeiro e, se continuar ganhando força, pressupõe-se que seu preço suba. Enquanto você está lendo isso, a gigante de remessas Moneygram está usando o XRP de forma ampla e crescente. Então, quem sabe? Talvez ao final do documento, você tenha descoberto uma maneira de fazer algo com ele, ou pelo menos esteja intrigado para pesquisar mais.

A Internet

Antes de começar a falar sobre o que é XRP e como funciona, vamos falar um pouco sobre a Internet. Você sabia que em 1998 o economista e ganhador do Prêmio Nobel de 2008 Paul Krugman disse que o impacto da Internet na economia não será maior do que o do aparelho de fax? É verdade, pesquise no Google. Não estou aqui para criticar Krugman. Posso ver por que ele fez essa previsão. Afinal, a Internet é uma ferramenta de comunicação e talvez fosse fácil ver como o fax e o correio seriam substituídos pelo e-mail. Bom, desde que você não esteja enviando pacotes físicos certo?

Nos últimos meses, conheci um tradutor que desconsiderou completamente o impacto da tecnologia em seu trabalho e um jovem de 18 anos que em breve iniciará os estudos de contabilidade. Verdade seja dita, prever o futuro é difícil, e às vezes os jovens de 18 anos vão estudar contabilidade mesmo se soubermos que as tarefas mundanas e repetitivas que os contadores executam serão automatizadas, reduzindo a necessidade de mercado por contadores e deixando espaço apenas na força de trabalho para consultores de contabilidade de ponta .

Ver apenas o que está à sua frente é absolutamente normal. No entanto, algumas pessoas viram algumas das possibilidades que a Internet traria. Talvez Jeff Bezos não pensasse em 1994 que um dia seria o homem mais rico do mundo , dono de uma empresa que entregaria coisas com drones que não precisam de pilotos , ou que sua empresa teria lojas que não precisa de caixas , mas percebeu que abrir uma loja online era uma boa ideia. Por outro lado, em setembro de 2000, a gigante locadora de filmes Blockbuster recusou uma oferta de compra da Netflix por US $ 50 milhões, pensando que o streaming de filmes pela Internet era uma piada. Onde está a Blockbuster agora?

Olhando para a bolha de criptografia de 2017 , vejo muitas semelhanças com a bolha das pontocom . A bolha das pontocom deveria estourar? Definitivamente. Havia muita empolgação com a internet. As pessoas jogavam dinheiro em literalmente tudo remotamente relacionado à internet. Embora muitas dessas empresas tenham falido, algumas delas prevaleceram e se tornaram gigantes. Amazon é um deles.

Agora, olhe para as criptomoedas. No momento em que este artigo foi escrito, de acordo com a CoinMarketCap, havia mais de 5000 criptomoedas sendo negociadas . Muitos deles existiam em 2017 e aumentaram de preço junto com todo o resto antes de estourar. A maioria deles nunca se recuperará e provavelmente começará a ser retirado das bolsas até que você não possa mais negociá-los e eles desapareçam. A questão é: Tudo vai desaparecer ou algumas criptomoedas acabarão por ser os gigantes desta indústria?

Sobre XRP

 

O que é XRP?

Para começar, é importante entender a diferença entre XRP, Ripple e RippleNet. XRP é a moeda que roda em uma plataforma de pagamento digital chamada RippleNet, que está no topo de um banco de dados de razão distribuído chamado XRP Ledger. Embora o RippleNet seja administrado por uma empresa chamada Ripple, o XRP Ledger é de código aberto e não é baseado em blockchain, mas sim no banco de dados de ledger distribuído mencionado anteriormente.

A plataforma de pagamento RippleNet é um sistema de liquidação bruta em tempo real (LBTR) que visa possibilitar transações monetárias instantâneas em todo o mundo. Embora XRP seja a criptomoeda nativa do XRP Ledger, você pode usar qualquer moeda para fazer transações na plataforma.

Embora a ideia por trás da plataforma de pagamento Ripple tenha sido expressa pela primeira vez em 2004 por Ryan Fugger, não foi até Jed McCaleb e Chris Larson assumirem o projeto em 2012 que o Ripple começou a ser construído (na época, também era chamado de OpenCoin) .

Como funciona o XRP?

O XRP foi criado pela Ripple para ser uma alternativa rápida, menos cara e mais escalonável para outros ativos digitais e plataformas de pagamento monetário existentes, como o SWIFT.

O livro razão da RippleNet é mantido pela Comunidade XRP global, com a empresa Ripple como um membro ativo. O XRP Ledger processa transações aproximadamente a cada 3-5 segundos ou sempre que os nós validadores independentes chegam a um consenso sobre a ordem e a validade das transações XRP - em oposição à mineração de prova de trabalho como Bitcoin (BTC). Qualquer um pode ser um validador Ripple, e a lista atualmente é composta por Ripple junto com universidades, instituições financeiras e outros.

Como você compra XRP?

Você pode comprar XRP em qualquer bolsa que ofereça a moeda digital. Para obter a lista mais recente de trocas e pares de negociação para esta criptomoeda, clique em nossa guia de pares de mercado . Lembre-se de fazer sua própria pesquisa antes de escolher uma bolsa!

Como você armazena XRP?

Você pode armazenar seu XRP em uma bolsa, onde a bolsa é responsável pela segurança de seu ativo, ou armazenar seu XRP em uma carteira fria ou quente.

O valor fundamental de XRP

Grande parte da discussão pública sobre ativos digitais hoje gira em torno de preços. As empresas esperam uma oferta inicial para levantar fundos, os investidores procuram montar um ativo para um pagamento de longo prazo ou os consumidores tentam controlar os movimentos do mercado por um dinheirinho rápido. Mas, embora essa ênfase no preço possa ser apropriada para a maioria dos ativos, ela presta um desserviço ao XRP.

O mérito final do XRP não está necessariamente em seu preço, mas em seu valor institucional e casos de uso. XRP é o único ativo digital customizado para empresas para facilitar a transferência de valor. Isso se alinha com a visão da Ripple de criar uma Internet de valor global , agindo como uma opção confiável e on-demand para obter liquidez e enviar pagamentos internacionais.

Normalmente, uma empresa que gerencia um pagamento internacional envia dinheiro por meio de contas tradicionais que levam de três a cinco dias para serem liquidadas. Como alternativa, uma empresa pode acelerar essa transação pré-financiando contas nostro no país do destinatário para cobrir os valores sendo transferidos. Isso amarra um capital valioso que poderia ser usado em outro lugar e incorre em taxas de câmbio de qualquer maneira.

XRP é mais adequado como ferramenta de liquidez

Por meio do Ripple, esses mesmos clientes corporativos obtêm acesso a pagamentos globais em tempo real em 27 países com rastreamento e certeza de ponta a ponta. Mas, ao usar o XRP nessas transações, eles podem obter benefícios ainda maiores. O XRP permite que essas empresas obtenham liquidez sob demanda em tempo real, sem ter que pagar taxas de transação ou pré-financiar contas nostro.

Isso é conseguido porque o XRP serve como uma moeda-ponte entre moedas fiduciárias, evitando o tempo e o custo de pré-financiar contas ou administrar trocas fiat-to-fiat. Por meio do XRP, bancos, provedores de pagamento e empresas podem sobrecarregar seus pagamentos internacionais para expandir para novos mercados, aumentar o volume de pagamentos, reduzir os custos de câmbio estrangeiro e fornecer tempos de liquidação mais rápidos para seus clientes.

Como isso é possível? 

 

Ao longo de um histórico de cinco anos, o XRP provou ser rápido, escalonável e estável.

Rápido

O XRP permite pagamentos totalmente liquidados em quatro segundos. Isso se compara aos sistemas de pagamento tradicionais que podem levar de três a cinco dias e até mesmo deixar outros ativos digitais populares como Ether (dois ou mais minutos) e Bitcoin (uma ou mais horas) para trabalhar.

Escalável

O XRP pode lidar com 1.500 transações por segundo: 24 horas por dia, sete dias por semana, 52 semanas por ano. Isso é 100 vezes mais transações por segundo do que Ether e mais de 250 maiores do que Bitcoin. O XRP também pode ser escalado para lidar com a mesma taxa de transferência de transações do Visa.

Estábulo

A Ripple foi criada em 2012 e fechou todos os livros subsequentes nos cinco anos intermediários - mais de 34 milhões de transações - com sucesso sem problemas. E tudo isso com um consumo de energia insignificante.

O que isso significa para o valor final de XRP? Que é um jogo de longo prazo medido não por saltos de curto prazo no preço, mas sim pelo uso e adoção corporativa de XRP.

Hoje, mais de 100 clientes e mais de 75 implantações comerciais fazem parte da crescente rede global da Ripple. Do American Express ao Standard Chartered , os casos de uso continuam a se expandir e, com eles, o potencial máximo para XRP.

O que RIPPLE?

Ripple é um sistema de liquidação bruta em tempo real , troca de moeda e rede de remessas criado pela Ripple Labs Inc. , uma empresa de tecnologia com sede nos Estados Unidos. Lançado em 2012, o Ripple é baseado em um protocolo de código aberto distribuído e oferece suporte a tokens que representam moeda fiduciária , criptomoeda , commodities ou outras unidades de valor, como milhas de passageiro frequente ou minutos móveis. [2] O Ripple pretende permitir "transações financeiras globais seguras, instantaneamente e quase gratuitas de qualquer tamanho, sem estornos."

O livro-razão emprega a criptomoeda nativa descentralizada conhecida como XRP, que em abril de 2020 era a terceira maior moeda por capitalização de mercado . 

Em 2013, a empresa reportou juros de bancos pela utilização de seu sistema de pagamento. [4] Em 2018, mais de 100 bancos haviam se inscrito, mas a maioria deles estava usando apenas a tecnologia de mensagens XCurrent da Ripple, evitando a criptomoeda XRP devido a seus problemas de volatilidade. Representantes da Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (SWIFT), cujo domínio do mercado está sendo desafiado pelo Ripple, argumentaram que os problemas de escalabilidade do Ripple e de outras soluções de blockchain permanecem sem solução, confinando-os a aplicações bilaterais e intra-bancárias. [5]Um executivo da Ripple reconheceu em 2018 que "começamos com seu blockchain clássico, que amamos. [Mas] o feedback dos bancos é que você não pode colocar o mundo inteiro em um blockchain." 

Ripple depende de um razão comum compartilhado, que é um banco de dados distribuído que armazena informações sobre todas as contas Ripple. A rede é “gerenciada por uma rede de servidores de validação independentes que comparam constantemente seus registros de transações”. Os servidores podem pertencer a qualquer pessoa, incluindo bancos ou criadores de mercado. [7] Ripple valida contas e saldos instantaneamente para transmissão de pagamento e entrega notificação de pagamento em poucos segundos. 

Os pagamentos são irreversíveis e não há estornos. Por sua criação e desenvolvimento do protocolo Ripple (RTXP) e da rede de pagamento / troca Ripple, a Ripple Labs foi nomeada uma das 50 empresas mais inteligentes de 2014 na edição de fevereiro de 2014 do MIT Technology Review . [10] Um estudo científico feito por dois pesquisadores de Stanford e da Universidade de Estocolmo que estudou a produção de dinheiro do ponto de vista do consumo de energia e um nível macroeconômico afirmou que executar um servidor no Ripple era comparável às necessidades de energia de um servidor de e-mail. 

bottom of page