top of page
Buscar
Foto do escritorCharles Cabilao

Os Lições de “Think and Grow Rich” / "Quem Pense Enriquece" de Napoleon Hill

Atualizado: 27 de out. de 2020

Escrito em 1937 após uma pesquisa de 25 anos sobre alguns dos indivíduos mais bem-sucedidos economicamente, "Think and Grow Rich" é uma das obras-primas de desenvolvimento pessoal universalmente reconhecidas (mais de cem milhões de cópias vendidas em todo o mundo, de acordo com estimativas recentes) . A filosofia do livro gira em torno da ideia de que o sucesso, em qualquer empreendimento, pode ser alcançado por meio da visualização mental e da imaginação. Para colocá-lo em termos simples, você pode se tornar qualquer coisa que sua mente considere possível; como resultado, sua mente se torna a única coisa que pode pará-lo ou impulsioná-lo a se tornar a melhor versão de si mesmo.




Abaixo, vamos delinear e discutir as lições mais notáveis ​​do livro:


1) Os pensamentos são coisas poderosas. No primeiro parágrafo, Hill argumenta que pensar é mais propício ao sucesso do que qualquer outro recurso, incluindo dinheiro, educação ou conhecimento específico sobre algo. O homem que “pensa” que pode realizar algo já está um passo à frente em direção à linha de chegada. Mas pensar em si mesmo pode ser um termo muito geral. É por isso que Hill traduz o pensamento como uma mistura de iniciativa, fé, disposição para vencer e resiliência. O fracasso também é levado em consideração, sendo considerado uma parte necessária do processo de aprendizagem, mas nos aproxima do objetivo final apenas se tomarmos o caminho certo e decidirmos persistir mesmo assim, não importa o que possa aparecer no nossa jornada. Agora, há outro pré-requisito que deve ser levado em consideração: ser clarosobre o objetivo que queremos alcançar. George Harrison disse uma vez “Se você não sabe para onde está indo, qualquer estrada o levará até lá”; antes mesmo de se certificar de que está determinado o suficiente para seguir o caminho certo, certifique-se de pavimentar o caminho adequadamente.


2) Desejo. O quanto você quer isto?Claro que todos nós temos objetivos e sonhos diferentes para nós mesmos, mas você já se perguntou essa pergunta? Pode parecer supérfluo no início, mas só quando realmente queremos algo é que faremos o que for necessário para alcançá-lo. Portanto, em um esquema hipotético geral, o desejo é o estágio que une pensamentos e ações: Pensamentos → Compromisso (ou desejo) → Ação Lembre-se de que Colombo sonhou com uma costa desconhecida, os irmãos Wright imaginaram uma máquina que poderia voar pelo ar , e Henry Ford imaginou uma carruagem sem cavalos. Essas pessoas tinham duas coisas em comum: primeiro, eram suficientemente resistentes para superar as críticas de outras pessoas e os repetidos fracassos em suas tentativas. Em segundo lugar, eles tiveram uma visãoisso era bastante claro e que, com a combinação de um desejo ardente, inevitavelmente os levou ao sucesso. Portanto, só quando você queimar completamente todas as pontes que o prendem ao passado e começar a pensar de uma maneira diferente é que você pode vencer na vida. Y OU pode ter ou desculpas ou resultados, não ambos. Portanto, esteja disposto a eliminá-los antes que se tornem um obstáculo real ao seu crescimento pessoal.


3) Fé. Fé, nas palavras de Hill, significa se convencer de que seu objetivo é alcançável. E a fé pode ser treinada e melhorada por meio da auto-sugestão. Se você acredita em algo ou tem um fim específico em mente, pratique convencer sua mente da oportunidade de realizar esse objetivo e, depois de um tempo, sua mente começará a agir subconscientemente em nome de seu sistema de crenças. Em suma, você se torna aquilo em que pensa. A fé é o grande equalizador; em muitos casos, é a causa da miséria e do fracasso, mas tornar-se consciente de seu poder e direcionar sua força para objetivos significativos muitas vezes faz toda a diferença no mundo. De propósito, evite emoções negativas e concentre toda a sua energia na positividade; este mundo agora é mais abundante do que nunca, e não temos desculpas - nenhuma - para não realizar nosso potencial máximo. Hill também menciona a importância de anotar seus objetivos, repetindo-os dia após dia por trinta minutos por dia e prometendo a si mesmo que você será implacável em sua busca. Na verdade, ele sugere um processo detalhado para injetar ambição e fé em seus objetivos. Este processo inclui: - Ir para um lugar tranquilo , onde você sabe que não será incomodado. Feche os olhos e repita em voz alta suas afirmações; - Repita as afirmações todos os dias e noites; - Coloque uma cópia de suas afirmaçõesem um lugar onde você possa vê-los todos os dias e lê-los antes de ir para a cama e ao acordar. No entanto, repetir sem entusiasmo suas afirmações não faz sentido; certifique-se de que, enquanto repete, você pode sentir e sentir seus objetivos como já realizados. Expanda sua imaginação ao máximo e coloque emoção em seus pensamentos.


4)Conhecimento especializado. Hill afirma que existem dois tipos de conhecimento: - Conhecimento geral , que é definitivamente mais popular, especialmente entre os professores universitários. Porém, não é muito útil para a acumulação de riqueza (por isso os professores, na maioria dos casos, são muito inteligentes, mas não particularmente ricos). O próprio Hill diz que não existe tal coisa como “Conhecimento é poder”. Em vez disso, ele chama isso de poder potencial . Torna-se poder real apenas quando dirigido de forma inteligente por meio de planos de ação específicos e um propósito bem definido. - Conhecimento especializado , necessário para o sucesso. Se você não é especializado sobre os produtos ou serviços que vende, é provável que nunca seja rico ou bem-sucedido (ou mesmofeliz? ) em qualquer empreendimento. Este tipo de conhecimento pode ser adquirido facilmente através de diferentes fontes: não só escolas e universidades, mas também bibliotecas, cursos de especialização, materiais online; mesmo alguma forma de cooperação com outros representa uma forma superior de conhecimento. A educação não para no dia da formatura, e quem acredita nisso está eternamente condenado à mediocridade.


5) Imaginação. Se há uma citação que reflete completamente a teoria na qual este livro se baseia, certamente seria a de Albert Einstein: “A imaginação é mais importante do que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo. ” Como homens, podemos traduzir pensamentos em coisas. Podemos criar qualquer coisa que nossa mente conceba e considere possível. Decorre que nossa mente pode ser uma bênção e uma maldição; nosso maior aliado ou nosso pior inimigo. Embora, se dirigida de maneira adequada, nossa mente possa funcionar como um catalisador para o progresso e o desenvolvimento, uma mente contaminada certamente nos prejudicará e nos tornará vítimas de nossas próprias existências. Hill afirma que a imaginação pode assumir a forma de: - Imaginação sintética→ Por meio da imaginação sintética, nossa mente trabalha principalmente com o nosso passado: experiências, sucessos, fracassos e assim por diante. Seu trabalho se limita apenas a encontrar novas combinações com “material anterior”; - Imaginação Criativa→ Esta é a forma de imaginação em que ocorrem as impressões e a inspiração, e funciona apenas quando nossa mente vibra em um ritmo mais elevado. A imaginação criativa pode ser estimulada por um desejo forte e um plano claro e bem elaborado (de preferência escrito). Quando pensamos no futuro em termos de oportunidades, esboçando os vários resultados para os quais nossas ações podem nos conduzir, descobrimos uma fonte de energia interior que quase instantaneamente nos tornará mais propensos a trabalhar o plano e segui-lo por completo. Como este volume frequentemente aponta, as ideias podem ser transformadas em riqueza com bastante facilidadese acompanhado de grandes estratégias e planos rigorosamente organizados. Hill chega a dizer que o trabalho árduo nem importa quando há um grande plano em prática, mas essa é uma história diferente (que não recebe totalmente a minha aprovação, a propósito).


6) Você é um tomador de decisões ou procrastinador? A procrastinação é provavelmente uma das principais razões pelas quais a maioria das pessoas não está satisfeita com suas vidas. Procrastinação significa desistir de si mesmo, significa prestar muita atenção às opiniões dos outros sobre você e às possibilidades em sua vida, significa olhar para pessoas de sucesso e se perguntar "E se?" quando provavelmente será tarde demais para mudar alguma coisa. Bem, estou aqui (espere, o Sr. Hill está aqui) para lhe dizer que agir é igual a tomar decisões. Como você quer que seja sua vida? Vá lá fora, desenhe num papel a sua vida ideal e, depois de comparar a sua vida potencial com a atual, dê-se o que falta, sejam mais recursos, associações mais positivas ou rotinas e hábitos mais poderosos.Passe o resto de sua vida natural acordando e perseguindo seus objetivos . Lembre-se de que todos têm opiniões, mesmo pessoas que não deveriam, e quanto mais cedo você entender isso, mais rápido poderá decidir não tolerar pessoas cujo objetivo é apenas derrubar você e seus sonhos. "Bem feito, é bem dito." Vá lá fora e faça algo, então peça licença. Não o contrário. Ouça a opinião de todos; caramba, seja respeitoso com eles. Mas lembre-se de que são apenas opiniões. Aceite-os com cautela: sorria, agradeça às pessoas que os expressaram e faça as suas coisas de qualquer maneira. Tome decisões e siga-as de qualquer maneira (além disso, mude-as sozinho se realmente precisar).


7) Mastermind Alliance. Então você tem visão, desejo, fé, conhecimento e imaginação: o que vem a seguir? Nesse ponto, é fundamental que você se cerque de pessoas que pensam como você, pessoas em quem você sabe que pode confiar em uma perspectiva intelectual e que podem lhe dar percepções e centelhas notáveis ​​nas quais você pode se inspirar. O esforço combinado de várias mentes de alto desempenho é o que permitiu que novos empreendimentos e negócios de garagem outrora prosperassem e se tornassem realidades estabelecidas no mundo de hoje. Hill diz que uma vez que duas ou mais mentes se juntam, uma terceira forma, mais poderosa mente é criada; um que pode se empurrar muito mais longe do que o de qualquer indivíduo sozinho. Obviamente, você deve avaliar seus pontos fortes antes de criar ou pensar em criar uma aliança idealizadora. O que você poderia trazer para a mesa? Você tem conhecimento, influência ou recursos para cumprir o objetivo final? Se não, certifique-se de se colocar em uma posição em que possa realmente dar sua contribuição para a causa. Lembre-se de que uma Mastermind Alliance não significa terceirizar completamente sua ideia, aguardando sua resolução e recebendo o crédito se tiver sucesso; você tem que fazer o trabalho cansativo e árduo, que inclui assumir responsabilidades pelos esforços seus e de sua equipe.


8) Transmutação sexual. Eu sei que você provavelmente está se perguntando o que sexo tem a ver com sucesso. No entanto, os dois estão mais conectados do que você pensa. O impulso sexual é um dos desejos mais importantes que experimentamos como seres humanos; por meio do processo de transmutação, redirecionamos intencionalmente essas energias sexuais para outros objetivos, aumentando, como resultado, nossas faculdades criativas na busca desses objetivos. Uma natureza sexual acima da média é uma característica típica de pessoas muito bem-sucedidas; isso não significa que eles o usam de forma física, no entanto. Eles simplesmente transmitem essa energia sexual por meio do que fazem. Um grande vendedor pode alcançar uma posição de influência em seu campo apenas se for capaz de transmitir totalmente sua energia sexual durante o processo de vendas. Ele reconhece seu desejo sexual, mas decide conscientemente traduzi-lo em entusiasmo e paixão por sua profissão, em vez de sua contraparte mais física. Isso é muito importante: a transmutação sexual exige uma enorme quantidade de força de vontade, mas seu retorno sobre o investimento vale a pena. Se não conseguirmos controlar nossos impulsos sexuais, acabaremos nos comportando como animais: perdendo nossos sentidos, nossa razão e, por fim, nossa capacidade de realizar um trabalho significativo e de alta qualidade.


9) Subconsciente. A parte subconsciente do seu cérebro é como um arquivo: ela recebe e contém seus pensamentos e impressões, independentemente de sua natureza. Ele registra tudo e atua com base em seus padrões de pensamento predominantes. Portanto, se você alimentar seu cérebro com a visão de riqueza e sucesso, ele trabalhará para tornar esses objetivos uma realidade física e funcionará com a mesma intensidade com crenças e convicções negativas: ele simplesmente faz o que você manda. Crie o hábito de implantar pensamentos positivos em sua mente e misturá-los com visão e fé. Em seguida, “comunique” esses planos ao seu subconsciente por meio da auto-sugestão. Sabendo que os impulsos pessimistas são muito mais fáceis de criar e muito mais difíceis de destruir, tente (o máximo que puder) desligá-los, ou pelo menos distrair sua mente sempre que encontrá-los vagando por aí. Mais uma vez, não espere que seja fácil: se você cresceu nos mesmos ambientes que a grande maioria da população humana atual, é provável que você tenha sofrido uma lavagem cerebral durante anos com um monte de falsas crenças, como "dinheiro é mau ”,“ A economia está piorando ”,“ ter metas é egoísta ”, e afins. Entenda que as pessoas que falam dessa maneira nunca tiveram uma existência rica e significativa, e provavelmente nunca terão; faça um favor a si mesmo e proteja sua mente deles; proteja seu espírito da contaminação a todo custo.


10) Medo. Aí vem o mais difícil de seus oponentes no caminho para o sucesso financeiro, mental e espiritual. O medo impede que muitas pessoas se tornem o que são e tentará impedir você também - se você permitir. O medo tem muitas facetas e Hill traçou uma lista das sete que considera as piores: - Medo da pobreza → Pobreza e riqueza não podem coexistir. Você quer um ou outro, então se o seu desejo é se tornar rico (ou até mesmo financeiramente estável), decida quantas riquezas você gostaria de acumular e faça questão de recusar completamente a pobreza em sua mente. - Medo de críticas→ A história nos acostumou a torcer o nariz para as críticas. No passado, opiniões contrárias significavam punição; como sou italiano, basta-me recordar a época do fascismo, ocorrida entre 1922 e 1945 na Itália. Durante esse tempo, qualquer opinião contrária foi considerada inadequada, e aquele que a expressou tinha grande probabilidade de ser morto. Anos depois, felizmente, a situação é completamente diferente, mas quando se trata de expressar nosso ponto de vista, divergente ou não, nossas mentes estão tão assustadas quanto estariam naquela época. Os críticos podem ter um efeito profundo se transmitidos em quantidade exagerada, especialmente para os indivíduos mais jovens; pode roubar-lhes o poder, a autoconfiança e o pensamento independente. - Medo de problemas de saúde→ Esse medo, na minha opinião, vem de duas fontes: a primeira é representada pela opinião daquelas pessoas negativas que cercam sua vida. Parece que eles gostam de ser cínicos e pessimistas tanto quantojá que eles odeiam viver a vida ao máximo, e essa negatividade espalhada, mais cedo ou mais tarde, afetará você e seu padrão de pensamento, tornando-o cada vez mais provável que reflita constantemente sobre os resultados negativos em sua própria existência. O segundo é materializado pela mídia: agora, não estou em nenhuma caçada por aqui, mas você já ouviu um noticiário que falava de algo de forma positiva? Por mais de cinco minutos? Sim, eu também não. Hoje, com a desculpa de “nos alertar” sobre o que acontece, a mídia tenta piorar a situação, emocionando cada pedacinho do acontecimento. E isso, é claro, nos torna mais pessimistas e mal-intencionados. - Medo de perder amor→ O medo de perder um ente querido é um dos sentimentos mais comuns - embora o mais aterrorizante para alguns - que podem ser experimentados. Ela se origina de experiências pessoais passadas, e mesmo indo mais longe, de nossos ancestrais também: na era primitiva, os homens se acostumaram a roubar mulheres de outros homens, e o faziam por meio da força bruta. Hoje, enquanto o “crime” permanece, os costumes mudaram: os comportamentos violentos foram substituídos por diferentes iscas, como carros, casas e roupas caras. Porém, o medo da perda amorosa é mais comum entre as mulheres, visto que os homens, por sua natureza, são mais propensos a serem polígamos: característica que os torna indignos de confiança na maioria das vezes (principalmente na presença de rivais). - Medo da velhice→ Menos atração sexual, maior probabilidade de adoecer, menos mobilidade e força; todas essas são consequências naturais da velhice. Em vez de tomar os anos idosos de nossas vidas como uma chance de reunir mais acuidade e experiências de vida, alguns de nós se recusam a reconhecer o lado positivo do envelhecimento, vivendo com medo constante de sua chegada como resultado. Assim como o nascimento e o crescimento, o envelhecimento faz parte da vida e é algo pelo qual todos vamos passar (grandes acontecimentos à parte). Se você já está nesse estágio, aproveite isso como uma chance de ser um pai, avô ou apenas um lindo ser humano fantástico, espalhando sua sabedoria e conhecimento com aqueles de quem você mais gosta. - Medo da morte→ O último, e um dos mais temidos, é o medo da morte, que está relacionado com o medo do desconhecido. O que significa morte? Para onde vou terminar? Haverá algum “céu” ou “inferno”? Todas essas são perguntas legítimas, mas não podemos e nunca saberemos as respostas. A morte é um evento misterioso e imprevisível, e a imprevisibilidade nos assusta. Ao mesmo tempo, porém, ter medo da morte é inútil (assim como é inútil ter medo de qualquer um dos medos descritos acima): a morte é necessária e, como o envelhecimento, ninguém jamais escapou dela. Talvez não seja tão ruim quanto muitas pessoas fazem você acreditar. Talvez seja apenas uma transição. Talvez essa transição seja para algo melhor. Quem sabe?


161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page