top of page
Buscar
Foto do escritorCharles Cabilao

O Dia em que Pizza Custou Bilhões de Dólares

Atualizado: 4 de nov. de 2020

Todo dia 22 de maio desde 2010, é comemorado o grande dia da pizza, em que um homem da Flórida pagou por duas pizzas com a criptomoeda. O dia virou uma lenda, não por causa da transação, mas mais pelo preço: o homem em questão pagou 10 mil Bitcoins, que hoje vale mais de US $ 140 bilhões, pelas duas pizzas ($14K por BTC no momento da escrita).


Em 22 de maio de 2010, agora conhecido como Bitcoin Pizza Day, Laszlo Hanyecz concordou em pagar 10.000 Bitcoins por duas pizzas Papa John's entregues. Organizado no fórum bitcointalk, o homem da Flórida pediu ajuda. "Vou pagar 10.000 bitcoins por algumas pizzas ... como talvez duas grandes, então tenho um pouco para o dia seguinte", escreveu Hanyecz.


"Gosto de ter deixado pizza para mordiscar depois. Você pode fazer a pizza você mesmo e trazê-la para minha casa ou encomendá-la para mim em um local de entrega, mas o que pretendo é entregar comida em troca de bitcoins onde Eu não tenho que pedir ou preparar sozinho, como pedir um 'prato de café da manhã' em um hotel ou algo assim, eles apenas trazem algo para você comer e você fica feliz! "


Um britânico aceitou a oferta de Hanyecz e comprou as duas pizzas para ele em troca de 10.000 Bitcoins. Mesmo assim, o destinatário dos Bitcoins conseguiu uma pechincha, pagando $ 25 pelas pizzas, enquanto 10.000 Bitcoins valiam cerca de $ 41 na época.


Desde o início do Bitcoin, as pizzas de Hanyeczs estão cada vez mais caras. Nove meses após a compra, o Bitcoin atingiu a paridade com o dólar norte-americano, fazendo as duas pizzas valerem $ 10.000 e em 2015 - o quinto aniversário do Bitcoin Pizza Day - as duas pizzas foram avaliadas em $ 2,4 milhões. Hoje, o Bitcoin está em pouco mais de $ 8200, fazendo as pizzas valerem ... você entendeu.


Apesar do aumento astronômico no preço do Bitcoin, parece que Hanyecz não se preocupou com seu negócio. “Não era como se os Bitcoins tivessem algum valor naquela época, então a ideia de trocá-los por uma pizza era incrivelmente legal”, disse Hanyecz ao NY Times. 





10 anos depois que Laszlo Hanyecz comprou pizza com 10K Bitcoin, ele não se arrepende.


Se você tivesse participação em uma tecnologia experimental, de quanto desistiria para ajudar o crescimento dessa tecnologia? Os fundadores de startups fazem esse cálculo sempre que levantam capital. Há dez anos, um desenvolvedor chamado Laszlo Hanyecz fez isso com bitcoin.


Hanyecz é conhecido como a primeira pessoa a usar bitcoin em uma transação comercial. Em 22 de maio de 2010, quando o bitcoin tinha pouco mais de um ano, ele comprou duas pizzas por 10.000 BTC . O dia agora é conhecido como “Bitcoin Pizza Day”. Com um bitcoin agora valendo $ 9.500, isso é aparentemente uma piada e as pizzas de $ 45 milhões de Hanyecz são a piada.


A piada também é uma parábola, ilustrando a competição e a interação entre três usos potenciais do bitcoin. O primeiro é a especulação. A década de aumento do preço do Bitcoin e que induziu sangramento na boca é o que impulsiona as manchetes da CNBC e motiva a participação: as pessoas vêem isso como uma forma de enriquecer. “Bitcoin é uma forma de aproveitar a ganância”, disse Hanyecz em uma entrevista recente de sua casa em Jacksonville, Flórida. É a ganância que sustenta o delicado equilíbrio de incentivos que mantém o bitcoin funcionando.


Hanyecz entende bem esse equilíbrio, tendo sido contemporâneo do pseudônimo fundador do bitcoin, Satoshi Nakamoto (ele diz que eles trocaram mensagens algumas vezes), e um dos primeiros mineradores de bitcoin que trabalhou para minerar com mais eficiência e ganhar mais bitcoin. 


A “especulação” às vezes é tratada como se não fosse um uso legítimo. É, e tem sido, uma parte importante do DNA do bitcoin desde o nascimento. Até mesmo o presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, falou com respeito do papel do bitcoin como uma "reserva especulativa de valor".






9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page